Páginas

2010-05-17

Até logo Flash...


Lembro de quase dez anos atrás, quando um dos meus primeiros mentores em computação e TI me disse que Flash não era o futuro, Flash era o presente. Flash ainda é o presente. Quando eu achei que o Flash tinha atingido o máximo a Macromedia deu um passo além e lançou o formato FLV.

FLV foi o que trouxe YouTube a vida. Vamos concordar que era uma funcionalidade para o presente, não para o futuro. Mas o dias do Flash estão contados? Provavelmente não. É muito difícil se separar de uma tecnologia tão absorvida quanto o Flash. Confira os benefícios do IPv6 e as largas dificuldades de colocá-lo em cena.
Muito da discussão sobre isso é porque os produtos Apple não estão dando suporte ao Flash. Um monte de rasões surgiram para explicar isso. Em paralelo Microsoft Internet Explorer 9 (IE9) vai dar suporte a HTML5. Mesmo assim eles não vão desistir do Flash. Eu acho que a discussão sobre a oposição da Apple ao Flash tem dois ramos principais: Técnico e Mercado.
<


Steve Jobs disse que eles estão largando o Flash porque é uma tecnologia obsoleta e “bugada”. Claramente Flash tem questões de segurança e performance. E o que não tem? A Apple disse que a necessidade do Flash de um cursor de mouse é um obstáculo aos seus equipamentos com tela sensível ao toque. Eles também dizem que HTML5 é o futuro por causa da tag video.
Vamos colocar claramente: Flash não é apenas vídeo. HTML5 e AJAX tornaram possível que um monte de coisa que antes era campo do Flash. O que Flash provê hoje em dia? Vamos focar em três: Interação Dinâmica, Layouts Atraentes e Animações Vetoriais. AJAX tornou claro que não há necessidade do Flash fazer o papel de Interação Dinâmica. Layouts Atraentes podem ser providos por CSS e bom design de HTML. Eu vejo pouca dificuldade em que animações vetoriais sejam apresentadas em formato de vídeo ou com AJAX. A única razão que vejo é uma melhor renderização em telas de diferentes formatos e tamanhos. Adobe pode resolver a questão de telas sensíveis ao toque, também. Então vamos separar o que Flash provê e exibição de conteúdo de vídeo na web.
Acho que podemos balancear a discussão com com a perspectiva de Mercado. Questões de performance e segurança, visualização de vídeo com HTML5 e questões com telas sensíveis ao toque não são impedimentos. A Apple não quer quer algo permitindo você ter a mesma experiência que teria nos dispositivos dela. Isso é o que o Flash faz, ele permite que você tenha a mesma experiência em qualquer browser, qualquer Sistema Operacional, qualquer equipamento. Paradoxalmente o suporte do IE9 a HTML5 deixa as pessoas terem a mesma experiência de seus PCs em seus dispositivos móveis.
Quando Apple argumenta que eles podem usar hadware decodificador de MP4 H264 dos dispositivos para aumentar a performance eles esquecem de dizer que HTML5 não diz qual o tipo de suporte a tag video deveria dar. Firefox está dando suporte a OGG. É um formato de vídeo Open Source, mas versões atuais não exibem vídeos MP4 H264... De algum modo HTML5 força Apple, Microsoft, Google e outras a desenvolver baseado em padrões abertos, na outra mão a revolução dos vídeos web pode ser um impasse.
Particularmente, os argumentos técnicos para abandonar o Flash são fracos. A Apple não quer seguir o caminho dos padrões, eles só querem evitar que você tenha a experiência que eles propõem em equipamentos concorrentes. Eles querem que você amarrado ao iTunes para experimentar música e vídeo.
De qualquer modo é muito cedo para enterrar o Flash. Há um monte de gente habilidosa com Flash e os desenvolvedores não vão tirar o Flash abruptamente de seu conjunto de utilidades. HTML5 também está em discussão. Antes do Flash perder seu papel no mundo web dois outros jogadores tem de um passo cada: usuários e desenvolvedores. Ambos precisam adotar HTML5, mas o caso é que usuários e desenvolvedores normalmente não andam em sincronismo.
Sobre o papel dos usuários, acho que as pessoas só conhecem Flash porque quando eles entram num site como YouTube o navegador avisa que eles precisam do plugin para Flash. Usuários estão mais interessados nas funcionalidades, não em como elas aparecem. Eles estão acostumados com o modo que Flash apresenta vídeos, animação, interação dinâmica, mas tem fidelidade zero a tecnologia, eles querem apenas as funcionalidades.
Uma coisa é certa, as questões técnicas não estão matando o Flash, o mercado está. Já que mercado é Propaganda, acho que a está fazendo um grande trabalho fazendo as pessoas acreditarem que Flash é uma tecnologia obsoleta. As pessoas ficam alienadas com o que Steve Jobs diz. Ele e a Apple tem suas razões para não querer o Flash na plataforma deles. Flash vai ficar obsoleto apenas quando Adobe desistir dele. Flash é o presente e vai continuar por aqui por algum tempo.
É bom que estejam emergindo opções ao Flash lá fora. Eu acho que enquanto restar hiatos entre o que Flash e seus rivais oferecem, Flash vai prevalecer. Outra coisa relacionado a opções é que você não precisa comprar iPod, iPhone, iPad, nem nenhum produto iPple. Existem opções tentando cobrir tanto suporte quanto possível e que deixam você decidir o que é melhor.
Voltando ao começo: Infeliz e certamente Flash não parece mais ser o o futuro. Cerca de dez anos atrás Flash parecia o futuro, mas era o presente, mesmo hoje, ele ainda é o presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário